quarta-feira, 23 de maio de 2012

Top 10 Filmes de Terror! by Manso



Bem, como sou fã de filmes de terror, resolvi fazer um top 10 dos melhores na minha opinião. Foi aí que eu percebi o quão difícil é fazer um top 10 de alguma coisa... enfim, posso ter esquecido algum filme que deveria ter citado, sei lá. Quem ler essa bagaça e se interessar, já adianto que todos valem a pena! xD
Enfim, vamos à lista!


10 - Espinhos - Splinter (2009)



Quando se trata de filmes de terror recentes, é complicado achar um com atores bons e uma trama envolvente. É sempre aquela mesma ladainha clichê de sempre, onde uma porrada de adolescentes morrem de alguma forma. Já em Splinter, o baguio é outro... Os atores não são conhecidos, mas atuam muito bem. A trama é muito envolvente, começando de um jeito e terminando de outro completamente diferente. Tudo isso, juntamente com aquilo que adoramos: gore, sangue, mortes muito bem boladas e outras coisas legais se ver em FILMES. O filme conta a história de um casal fazendo sei lá o que (não lembro e preguiça de procurar), e eles são abordados por um casal de bandidos. São feitos reféns e obrigados a levar os bandidos aonde eles mandassem em seu carro, até que uma criatura grotesca surge. O monstro é o que tem de mais legal no filme: é uma espécie de trepadeira cheia de espinhos que se move, mas que necessita se apoderar de corpos de seres vivos pra se mover. As vezes chega a dar um pouco de medo desse troço... Enfim, é um filme muito bem feito e envolvente, e merece mais reconhecimento nessa joça.



9 - 13 Fantasmas - Thirteen Ghosts (2001)



É um pouco difícil considerar esse filme um terror. Talvez pra crianças seja terror, mas pra adolescentes e adultos, não passa de um suspense. Mesmo assim, esse filme entra na lista pois é uma porra de filme divertido pra cacete! Alguns atores são conhecidos, como Tony Shalhoub (MIB - Homens de Preto, e mais conhecido pelo seu papel na série Monk), Mathew Lillard (Pânico, Scooby Doo), Shannon Elizabeth (American Pie, Todo Mundo em Pânico) e F. Murray Abraham (Scarface, Amadeus). No filme, uma familia (pai, dois filhos e empregada) vão morar numa casa herdada do tio do pai (entendeu?). Mas eles descobrem que o tio tinha o hobby inusitado de caçar almas e aprisioná-las na casa. Os fantasmas acabam por ser libertados e o caos começa. De certa forma, o enredo é meio clichê, mas a criação de cada fantasma com suas características e nomes deixa tudo muito divertido. E as vezes dá pra tomar uns sustinhos também. O Chacal é o mais legal. *0*



8 - Banquete no Inferno - Feast (2005)



Esse filme é uma coisa muito doida. Ele tem um tom de comédia, usando um humor negro com a situação da vida de alguns personagens, mas ao mesmo tempo, usa de um terror daqueles que deixa você com nojo. O mais sensacional nesse filme são os produtores executivos. Tem uma penca deles, mas no meio estão Ben Affleck, Matt Damon e Wes Craven, esse ultimo um mestre do terror. Os atores são bons, entre eles Henry Rollins (Floresta do Mau, Jack Frost, Fogo contra Fogo) e Jason Mewes (mais conhecido por seu personagem Jay, que participa de vários filmes com seu parceiro Silent Bob). Também é um filme muito divertido, nada faz muito sentido, aliás nem precisa. Os monstros são bem planejados e bem feitos. O filme se passa em um bar no meio do nada, onde pessoas das mais diferentes índoles param pra se divertir (ou não). Do nada, os monstros aparecem e eles se trancam no bar, lutando pra sobreviver. É só isso. Simples, direto, sangrento. Vale a pena.



7 - À Beira da Loucura - In the Mouth of Madness (1995)



Esse filme é mais doido ainda do que o de cima. Um grande clássico do mestre John Carpenter. Conta com o papel principal do ator Sam Neil (Jurassic Park, A Profecia 3, 2019 - O Ano da Extinção). Trata-se da história de um investigador que foi contratado pra ir atrás de um escritor de terror chamado Sutter Kane. Ele começa a ler os livros, atrás de pistas e vai se aprofundando no caso, ficando cada vez mais pirado. É um filme interessante, pela história. Assustador, e a certo ponto perturbador. Coisas muito malucas acontecem, e no final, tudo mostra-se de forma que ninguém pode imaginar... épicamente. Um clássico que recomendo, apesar de que ninguém vai me 'ouvir'. _|_



6 - Arraste-me para o Inferno - Drag Me to Hell (2009)



Okay, melhor parar de falar que os filmes são doidos... Esse filme é surreal! É um terror com comédia também. Dirigido por ninguém menos que Sam Raimi (trilogia Evil Dead, trilogia Homem Aranha, Rápida e Mortal, Darkman... etc). Em se tratando de atores... bem, a atriz principal é ruim, porém temos também Justin Long (Olhos Famintos, Alvin e Os Esquilos [voz de Alvin], Aprovados). Muita gente diz que esse filme é um lixo, ou porque é diferente do que Sam Raimi normalmente faz ou porque não compreendem o humor do filme. Não é um filme feito pra ganhar Oscar, é um filme feito pra tomar sustos e dar risada. "Ahh, ninguém sangra pelo nariz desse jeito!" Foda-se, é um filme, porra! Enfim... a personagem principal (que por ser interpretada por uma atriz ruim não postarei o nome dela nem do personagem [leia-se preguiça]) é uma daquelas pessoas que fazem coisas em bancos. Analista de créditos, se não me engano... enfim, as pessoas tem que levar propostas pra ela pra que o banco invista, e ela aprova ou não. Ela nega a proposta de uma velha senhora, que queria empréstimo para pagar um aluguel, sei lá. E por negar, a velha acaba amaldiçoando-a: ela começa a ver imagens de demônios e assombrações, e talz. E assim se desenrola o filme, com muitas situações inusitadas e engraçadas ou assustadoras. É um filme divertido, com muitos sustos, algumas vezes engraçados. Cheio de sangue (as vezes desnecessário), um prato cheio pra um filme: terror, comédia, humor, horror, graça, susto, terror e comédia.



5 - Vampiros de John Carpenter - John Carpenter's Vampires (1998)



Bem, como já é de se esperar de um filme de John Carpenter, mais um clássico. Nesse filme não tem espaço pra viadisse, não. Os vampiros não brilham, não são dengosos, não comem animais... muito pelo contrário. Os vampiros matam e muito. O filme conta com ótimos atores e um enredo muito envolvente. Estrelando, estão James Woods (Videodrome - A Síndrome do Vídeo, Todo Mundo em Pânico 2) e Daniel Baldwin (Paparazzi, Sidekick). Esses dois lideram uma equipe de caçadores de vampiros que acabam despertando um vampiro mestre chamado Valek. Valek caça os caçadores e mata todos eles, exceto Jack (Woods) e Montoya (Baldwin), que se preparam pra ir atrás dele. Porém, Valek desperta outros 7 (eu acho) vampiros mestres e aí a porra fica séria. Não dá pra não dizer que também tem uma dose de comédia, porém o foco principal do filme não é ser engraçado. O filme é bem sangrento, com lutas, mutilações e corpos abrindo, explodindo, etc. Saíram algumas sequências pra esse filme, mas nenhuma presta.



4 - Pesadelo em Elm Street - A Nightmare on Elm Street (1984)



Véi... quem nunca viu esse filme, que vá se lascar! Esse é o clássico dos clássicos dos clássicos de tudo que for classicamente terror! Foi nesse filme que nasceu o famoso personagem Freddy Krueger. O diretor desse filme é um dos mestres do terror, Wes Craven (que citei anteriormente em Feast). Esse filme gerou 6 sequências, o crossover Freddy Vs. Jason e o remake Pesadelo em Elm Street (2010), porém recomendo apenas o primeiro. Pra quem realmente é fã do Freddy, todos são bons... mas o primeiro é ótimo! Contando com Johnny Depp (você conhece ele ¬¬) e Robert Englund (no papel de Freddy) no elenco, o filme conta a história de jovens que começam a ter pesadelos com um mesmo homem usando um chapéu, camiseta listrada e uma luva com garras. Eles começam a morrer de forma estranha enquanto dormem, os jovens começam a investigar os acontecimentos e descobrem que o homem nos sonhos é Freddy Krueger: um jardineiro da escola que estudavam quando crianças que violentou algumas delas e foi morto pelos pais. Bem, de certa forma eu contei o que não devia, mas como eu disse... quem nunca viu esse filme, que vá se lascar!



3 - Olhos Famintos - Jeepers Creepers (2001)



Cara... eu só não assisti esse filme mais vezes do que o filme que tá no primeiro lugar. Essa porra é sensacional! Dirigida por Victor Salva e produzido por ninguém menos que Francis Ford Coppola (Poderoso Chefão 1, 2 e 3, Apocalypse Now)! Estrelando Ginna Philips (The Sickhouse) e Justin Long (¬¬), o filme é frenético! Começa em uma estrada, com os dois irmãos Trish e Darry em um carro aparentemente voltando de viagem. Eles conversam, brincam, discutem... até que do nada, surge um caminhão fantasmagórico e começa a bater na traseira deles. Eles acabam vendo o motorista do caminhão jogando corpos enrolados em lençóis ensanguentados por um tubo em uma velha igreja, e decidem voltar mais tarde e ver o que era aquilo tudo. Eles então se envolvem em uma trama sensacional, onde são perseguidos pelo motorista do caminhão e são surpreendidos com mortes grotescas e atos de canibalismo por parte do mesmo. Não tem muito gore e sangue nesse filme... mas tem muita tensão, em certo ponto é assustador. O filme gerou uma sequência que também vale a pena assistir, porém não trás o mesmo suspense que o primeiro. Vale muito a pena assistir, tanto que eu já vi umas trinta vezes.



2 - Guinea Pig 2 - Flower of Flesh and Blood (1985)



Brother, agora a porra ficou muito séria! Se você já ouviu falar em The Guinea Pig Series, você sabe porque. Caso o contrário, eu explico. The Guinea Pig é uma série de curta-metragens japoneses produzidos nos anos 80, que consiste em 6 filmes: Devil's Experiment, Flower of Flesh and Blood, He Never Dies, Mermaid in a Manhole, Android of Notre Dame e Devil Doctor Woman. Os dois primeiros filmes foram suspeitos de ser filmes Snuff (filmes onde pessoas são mortas de verdade), mas foi lançado um making of pra provar o contrário. O segundo é o melhor, na minha opinião. O filme não tem história, é como se uma pessoa estivesse filmando outra matando uma mulher. Só que o filme, pra época, é muito bem feito, com efeitos realistas. Ao longo do filme, o personagem, vestido de samurai, tortura a moça de várias formas possíveis, começando pelor dedos até terminar arrancando sua cabeça. Vale muito a pena pra quem gosta de filmes realistas, e caso alguém queira assistir outros filmes, recomendo também o He Never Dies e o Mermaid in a Manhole, porém é bem difícil de achar com legendas.



1 - A Morte do Demônio - Evil Dead (1981)



Bem, chegamos ao fim do post! E nada melhor pra encerrar essa lista do que essa obra prima do terror! Dirigido por Sam Raimi e estrelado por Bruce Campbell, esse filme é considerado um clássico cult, imperdível pra quem é fã do gênero. Eu queria ter colocado a trilogia inteira na lista, mas fiquei só com o primeiro que é o mais foda. No Brasil o filme é mais conhecido por "Uma Noite Alucinante", tendo Uma Noite Alucinante - A Morte do Demônio, Uma Noite Alucinante 2 e Uma Noite Alucinante 3 - Exército das Trevas. Mas vamos focar só no primeiro: o filme se passa numa cabana no meio do nada, onde cinco jovens resolveram passar um feriado se divertindo. Porém, lá eles descobrem um gravador e o Necronomicon, o livro dos mortos. No gravador havia uma fita com o conteúdo do Necronomicon traduzido, e ao reproduzir a fita, eles despertam um terrível demônio que aos poucos começa a possuir um por um, transformando-os em um tipo de zumbi grotesco e bizarro que fala. Ash (Campbell), que acaba por ser o único não possuído, tem que lutar contra seus próprios amigos e achar um jeito de destruir o demônio de uma vez por todas (ou não). O filme é uma viagem total! Fica óbvio que foi feito com um orçamento baixíssimo, porém garante uma hora e vinte minutos de pura diversão e sustos, e não podemos esquecer, algumas risadas... como na cena em que jorra sangue de tudo quanto é lugar. Enfim, esse é o maior clássico de todos, sem dúvida, influenciou um monte de outros filmes e praticamente inventou um novo estilo de terror. Quem fala que esse filme é um lixo, devia ser estuprado por hipopótamos... vale a pena cada segundo (do download e do filme)! xD


Bom, e isso é tudo... esse post deu trabalho, então espero que todos leiam tudo e vejam todos os vídeos! u.ú
Não vou encerrar com um vídeo porque já tem muito vídeo aqui, não acham? Então, cuidem-se, e quem sabe eu volte a fazer um Top 10 de alguma coisa...? \o/









Nenhum comentário:

Postar um comentário